• Home »
  • News »
  • Virgin Orbit planeja lançar satélites a partir da ilha norte-americana de Guam

Virgin Orbit planeja lançar satélites a partir da ilha norte-americana de Guam

A empresa norte-americana de serviços de lançamento de satélites pequenos e de baixo custo Virgin Orbit adicionou mais um lugar à sua crescente lista de base de operações: a ilha de Guam. O pequeno território pertence aos Estados Unidos e fica no meio do Oceano Pacífico ocidental e próximo à Linha do equador. A companhia anunciou o empreendimento em um comunicado oficial nesta quarta-feira, 10.

Segundo a empresa, a localização remota da ilha, perdida no meio do Pacífico, e sua proximidade com a Linha do equador a tornam um complemento ideal para o programa de satélites da Virgin Orbit. Missões partindo de qualquer direção e para qualquer inclinação orbital poderiam ser lançadas a partir da plataforma de lançamento na ilha.

Fundada em 2017, a Orbit pertence ao grupo Grupo Virgin. Desenvolve projetos de lançamentos espaciais a partir do sistema do pequeno foguete LauncherOne da empresa. Seu projeto é enviar o foguete ao espaço acoplado à asa de um Boeing 747 modificado, chamado “Cosmic Girl” e, com esse sistema, começar a lançar satélites em elevadas altitudes da órbita terrestre com uma aeronave comercial.

Os voos com o foguete acoplado ao 747 estão em fases finais de teste, de acordo com a Orbit. Caso o projeto se oficialize, a empresa poderá oferecer o serviço por taxas relativamente acessíveis aos seus clientes. Isso porque o LauncherOne acoplado ao “Cosmic Girl” pode ser reutilizável e os lançamentos usando apenas um avião modificado, que não exige infraestrutura especial, teriam custos mais baixos.

O plano da empresa é usar a Base da Força Aérea Andersen Air Force Base para decolagem das missões da base de Guam. A Orbit também espera pela aprovação da FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) para permitir que o maior aeroporto comercial da ilha, o Aeroporto Internacional AB Won Pat, possa servir como um futuro local de operações espaciais.

Além de Guam, a empresa tem plataformas de lançamento na Califórnia, Flórida, Itália e Reino Unido. No ano passado, a Orbit já realizou um bem-sucedido lançamento do LauncherOne acoplado ao “Cosmic Girl”, mas pretende, neste ano, lançar seu primeiro voo de teste completo com o sistema.

Fonte: Virgin Orbit

Source: OlharDigital – Virgin Orbit planeja lançar satélites a partir da ilha norte-americana de Guam

Share Button