• Home »
  • Beauty »
  • Governo Trump diz que proibição do glifosato no Vietnã terá 'efeitos devastadores'

Governo Trump diz que proibição do glifosato no Vietnã terá 'efeitos devastadores'

Ministro da Agricultura americano, Sonny Perdue, vê impacto para a produção agrícola mundial. País asiático decidiu banir o agrotóxico, citando seu impacto no meio ambiente e na saúde. O ministro da Agricultura americano, Sonny Perdue, defendeu na última quinta-feira (11) o glifosato, herbicida mais usado no mundo, um dia após a decisão do Vietnã de proibi-lo.
Citando a “toxicidade” de produtos contendo glifosato e seu impacto no meio ambiente e na saúde, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã anunciou oficialmente na quarta-feira (10) a eliminação das listas de produtos aprovados no país.
Justiça dos EUA associa glifosato a câncer
No Brasil, Anvisa diz que glifosato não causa câncer
“Estamos desapontados” por esta decisão “que terá efeitos devastadores sobre a produção agrícola mundial”, disse Perdue em um comunicado.
“Se quisermos alimentar 10 bilhões de pessoas em 2050, os agricultores de todo o mundo precisam ter acesso a todas as ferramentas e tecnologias disponíveis”, disse a autoridade.
O glifosato é comercializado sob diversas marcas, mas o mais conhecido é o Roundup, do grupo americano Monsanto, desde o ano passado adquirido pelo grupo químico alemão Bayer.
O herbicida mais utilizado no mundo tem sido classificado como “provável cancerígeno” desde 2015 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em agosto passado, a Bayer foi condenada a pagar mais de R$ 1 bilhão a um americano que teve câncer.
A Bayer argumenta que “a ciência confirma que os herbicidas com glifosato não causam câncer”, uma alegação defendida pelas autoridades americanas.
“Em muitas ocasiões, o Departamento de Agricultura dos EUA compartilhou (com as autoridades vietnamitas) estudos científicos conduzidos pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA e outras organizações internacionalmente reconhecidas, que indicam que o glifosato provavelmente não apresenta riscos cancerígenos para humanos”, disse Perdue na carta.
Glifosato: mitos e verdades sobre um dos agrotóxicos mais usados do mundo
Justiça cassa liminar que proibia uso de glifosato no Brasil

Source: Ciencia e Saude – Governo Trump diz que proibição do glifosato no Vietnã terá 'efeitos devastadores'

Share Button