• Home »
  • News »
  • Em breve, a Google Play Store ganhará um novo visual. Confira

Em breve, a Google Play Store ganhará um novo visual. Confira

Depois da atualização do Google Drive, que recebeu um novo design nesta semana, parece que os desenvolvedores do Android estão prestes a liberar um update para a Google Play Store depois de um longo tempo sem grandes mudanças.

A loja de aplicativos do Android está em constante manutenção, recebendo novos recursos e melhorias, mas já faz alguns anos que não temos uma grande renovação visual. Agora, de acordo com a análise do código do aplicativo da Play Store (versão 14.5.52), podemos ver que, além da otimização visual, teremos acesso rápido a informações relevantes sobre os apps que desejamos baixar.

De acordo com o pessoal do canal 9to5Google, teremos uma grande mudança no maneira como navegamos na loja. Mas o que isso significa? Assim como vimos acontecer no Google Drive, o novo design da Play Store vai adicionar uma barra de navegação na parte inferior, passando as abas principais – como “página inicial”, “jogos”, “filmes e TV” e “livros” – que hoje ficam na parte de cima, para baixo. Mais uma vez, essa modificação serve para facilitar o uso do smartphone com apenas uma mão.

Reprodução

Reprodução

Cada uma dessas quatro guias irá receber um ícone personalizado, com cores específicas e, no campo da busca, você verá destacado o nome da categoria em questão. É importante notar que, não existe um separador dedicado na nova barra inferior para “música”, mas existe um novo atalho, chamado “Procurar música” no menu lateral.

E claro, o visual agora está 100% otimizado para a versão mais recente do Material Design, a linguagem visual adotada pelo Google em seus aplicativos, serviços de Internet e sistema operacional. Os ícones dos aplicativos aparecem no formato quadrado, com os cantos arredondados, como é possível perceber nas capturas de tela.

Reprodução

Reprodução

Depois da atualização, a Play Store passará a usar a fonte Sans, do Google, e teremos uma diferenciação maior nas páginas com informações sobre os aplicativos. Assim, um app não instalado no smartphone vai mostrar um botão maior, que chama mais a atenção para a ação de instalar a aplicação.

Teremos também uma nova animação no indicador de download, que deixa de ser uma linha reta e passa a ser circular, mostrando o processo de download ao redor do ícone do próprio aplicativo. Ok, esse é um pequeno detalhe, mas torna o uso da Play Store mais agradável na minha opinião.

O que me chama a atenção, no entanto, é que na seção “Meus aplicativos e jogos”, tivemos a manutenção das guias na parte superior e, sinceramente, se é para auxiliar no uso do aparelhos com apenas uma mão, gostaria muito de ver essas abas na parte inferior da tela.

Nesta mesma tela, quando clicamos na aba “instalados”, além da opção “Armazenamento”, temos a inclusão de “Permissões”. O pessoal que analisou o APK do aplicativo não ofereceu mais detalhes sobre isso, mas deve ser um atalho do sistema mostrando quais aplicativos utilizam quais permissões.

Reprodução

Como podemos perceber, o Google está empenhado em padronizar os seus serviços antes da chegada da nova versão do seu sistema operacional, o Android Q, que deve acontecer até agosto de 2019. Neste meio tempo, teremos ainda o Google I/O 2019, a conferência para desenvolvedores da gigante das buscas, na qual os engenheiros da empresa deverão anunciar tudo o que há de novo na plataforma e, claro, podemos ter novidades referentes à Google Play Store.

Uma destas novidades, aliás, pode estar relacionada ao fato do envio das grandes atualizações do sistema operacional através da próprio loja de aplicativos do Google. Essa informação também está presente no código da versão 14.5.52 analisado pelos desenvolvedores do 9to5Google.

Infelizmente, ainda temos que esperar para ver as novidades da Google Play Store chegando aos nossos dispositivos. Contudo, conforme podemos perceber, a espera vai valer a pena!

E aí, o que você achou do novo visual da Play Store?

 

Fonte: 9to5Google

Source: OlharDigital – Em breve, a Google Play Store ganhará um novo visual. Confira

Share Button